Comunicação - MELHORIA SEMPRE.

 

 

É sempre tempo adequado e necessário de aprimoramento dos processos de COMUNICAÇÃO, seja do ponto de vista individual/pessoal, como Empresarial.

 

Importa, periodicamente, uma Revisão de Conceitos, Atitudes e

Habilidades de Comunicação.

 

São inúmeras as oportunidades que qualquer Profissional se vê realizando, seja participando de Reuniões, Aulas, Palestras,

Conversas, Debates, Entrevistas, e de tantas outras estratégias e até daquelas ainda não “inventadas”.

 

É evidente que o Profissional da atualidade quer ter desempenho

exemplar e invejável com a sua Comunicação.

 

E logo foca em elementos essenciais tais como: Assertividade,

Objetividade e Clareza visando um permanente investimento na melhoria das suas abordagens em público, na escrita, em áudios e outros meios de conexão com o mundo.

 

No entanto merece destaque o cuidado com a Gramática da Língua

Portuguesa. Nenhuma técnica facilitadora da Comunicação substitui o esmero e o respeito às normas gramaticais.

 

É lembrar que Comunicação = via de mão dupla.

 

Empresários, Professores, Palestrantes, Estudantes, Profissionais que usam a Comunicação como instrumento de trabalho podem priorizar a ESCUTA ATIVA.

 

E a postura do Profissional da atualidade:

 

Fala bem, sim. Escuta bem?

�� Concentra-se no que diz o interlocutor, verbal e fisicamente?

�� Quando sua mente divaga, logo se dá conta e presta atenção ao outro?

�� Sabe lidar bem com o inesperado?

Supõe sobre o que o outro quer dizer?

Usa gestos com a cabeça, com os olhos, com sons, fazendo perguntas, dando a entender ao outro a sua real escuta?

Já se sentiu interrompido numa abordagem?

Alguém já reclamou da sua prolixidade?

Já se percebeu em conversa paralela desviando a atenção do interlocutor?

Demonstra efetiva   ESCUTA?

 

Que tal pensar sobre tudo isso e reordenar a capacidade de ESCUTA?

 

Afinal aprende-se mais ao escutar do que ao falar.