Pensando em trabalho

A jornada de trabalho em muitas Organizações vem sendo alterada consideravelmente.  A variação entre trabalho remoto e a opção em muitas funções, por atividades presenciais causam ansiedade, euforia, desânimo, resistências.... uma variada lista de sensações que também implicam em ajustes de ritmo e de procedimentos, tanto em Empresas como em Órgãos Públicos.

 

Alguns detalhes podem servir para revigorar propósitos profissionais:

 

- Seu trabalho parece rotina? Que tal dar uma “arrumada” na sua cabeça começando por uma boa atualização?

- Há quanto tempo não faz um curso, visita técnica a outros setores ou outras áreas de trabalho?

- Está “por dentro” das novidades que podem incrementar o seu ramo de atuação?

- Já deu uma olhada no que está acontecendo no mundo do trabalho, pelo menos no âmbito daquilo que lhe rodeia, do que está próximo a você?

- Se você é uma daquelas pessoas que costumam dizer “ah não preciso aprender mais nada, porque o que sei já dá pro gasto...” CUIDADO: pode ser que você já gastou o que sabia e nem percebe. Ao seu lado há colegas e pessoas ávidas por oportunidades. Não deixe que seu futuro seja de lamentações porque você se deixou “ficar para trás”.

 

Fazer a diferença, tanto no operacional quanto no relacional, pode ser uma alavanca para um novo colorido na sua produtividade e, principalmente, no seu gosto e felicidade pelo seu trabalho.

 

Se seu trabalho é realizado para garantir férias excelentes para alguém, faça o que tem que ser feito com excelência e não somente o que você pode. Dê o seu melhor, sinta-se feliz por ver seu Cliente feliz.

 

Turismo, hospedagem, transporte, alimentação, saúde, diversão e entretenimento, comércio, serviços em geral, inclusive limpeza das ruas, fornecimento de energia, são alguns dos itens da infindável lista de atividades focadas nas pessoas em férias. Tire proveito, cobrando preços justos e com a qualidade acima do esperado. O outro fica feliz e você também.

 

Mas se você está em férias APROVEITE – Descanso, passeios, novos e saudáveis alimentos, maior convivência com familiares e amigos, enviar fotos para colegas que estejam trabalhando (com o cuidado em não provocar inveja desmedida nem ostentação), conhecer novos lugares e até descobrir incrementos para sua vida pessoal e profissional, são essenciais.

 

Mas o retorno deve estar mesclado de saudades, energias renovadas e muita alegria. Tudo isto vale para quem atravessou o oceano, um rio, uma rua ou mesmo fez da própria casa uma colônia de férias. 

 

Recursos financeiros escassos merecem um bom planejamento, criatividade e deixarem você distante da zona de reclamação. Parta para a ação. Se reside em zona de praia e tem sol, curta bastante; se não há cinema, use meios domésticos para se divertir, mas APROVEITE SUAS FÉRIAS.

 

Caso não tenha adquirido hábitos de preservação da sua saúde e das outras pessoas na pandemia ou pós pandemia, está na hora de prestar atenção ao que existe ao seu redor, na família, no trabalho, no transporte público, nos locais coletivos. A responsabilidade na transmissão de doenças começa por sua própria saúde. Lembre dos custos, incluindo os financeiros, que implicam sua vida, a vida de familiares, da Organização, do seu país. Que tal investir no incremento de hábitos saudáveis de higiene pessoal, do ambiente, dos relacionamentos e de tudo que cada Ser humano espalha por onde passa?