Serviço Público

Consultoria na Estruturação e dinamização de Escolas de Governo
(Municipais , Estaduais, no Poder Executivo, Legislativo, Judiciário,Tribunais de Contas ... )

» Desde a Criação à Modernização e implantação de Programas e Projetos, na dinamização de estratégias inovadoras.
» Orientações na redação do Instrumento Legal para Criação ou otimização de Estratégias Operacionais
» Delineamento de Estratégias de Qualificação, Formação e Desenvolvimento do Contingente Funcional do sistema em que a Escola esteja inserida
» Investimento em processos de revisão, reflexão e adaptação de princípios políticos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos para adoção de Programas e Projetos com foco nas necessidades atuais e na visão de futuro de Gestores e integrantes dos quadros e carreiras do sistema público a que a Escola atenda.


Metodologias inovadoras em Programas de Investimento no Desenvolvimento de Talentos no Serviço Público

O chamado Treinamento em Serviço transforma-se na possibilidade de Programas de Desenvolvimento de Competências de forma individualizada ou por equipes, mesmo compactas e de acordo com a natureza e especificidades do Órgão de atuação dos Profissionais.

As Organizações Públicas podem solicitar ao IDHE a apresentação de propostas e\ou palestras rápidas demonstrativas da metodologia, compatibilizando as reais necessidades da Organização e de seus Servidores e Gestores.
É a expertise do IDHE contando com equipe detentora da vivência por quase 40 anos no Serviço Público e no exercício de variados papéis.


Implantando Inovações no Serviço Público

O IDHE disponibiliza para Prefeituras Municipais, Organizações Estaduais, Programas de Consultoria e Treinamento na implantação de INOVAÇÕES nas práticas da prestação dos Serviços públicos, seguindo rigorosamente o que preceitua a legislação em vigor ajustando as aberturas promovidas por Gestores considerados “novatos” ou “vindos de fora”.

Servidor Público Qualificado sabe como conquistar esses Gestores para o melhor entendimento do que seja Serviço Público e o que é adequado à população e aos “custos conscientes”.


A Trilogia do Atendimento Excelente ( Servidor/Ambiente e Tecnologia/Usuário)

» Conhecendo o cliente usuário da Organização, suas características, necessidades e índices de satisfação;
» O Servidor Público como prestador de serviços e cartão de visita da Organização – suas competências, preparo e autoridade para resolver problemas;
» A ambiência onde acontece a prestação dos Serviços Públicos – sistemas informatizados, agilidade, presteza, legalidade, correção e materiais e equipamentos utilizados, bem como acomodações, infraestrutura e tempo de espera;
» Condições essenciais para a excelência do atendimento – o atendente, o usuário e a estrutura física e operacional;
» Gestão da eficácia do atendimento;

A Liderança Transformadora no Serviço Público


Líderes do Século XXI - melhores práticas para o seu desenvolvimento:
» Envolvimento desde a mais alta gerência;
» Visão alargada dos objetivos e finalidade da Organização;
» Estratégia integrada de desenvolvimento de líderes.
Modelos e referenciais de estilos de liderança
O Auto-conhecimento e os traços de personalidade

O reconhecimento e o esclarecimento das crenças individuais
» O que fundamenta o comportamento;
» O que motiva as pessoas;
» Teorias da Motivação e o dia a dia no trabalho;
» Maneiras apropriadas de liderar conforme a situação.

Inteligência emocional e liderança
Os Desafios dos Líderes Transformadores
» Formação de equipes de alto desempenho ;
» Obtenção de resultados por meio da equipe;
» Liderança e o ciclo de desempenho;
» Construção de circuitos de relacionamentos 360°;
Armadilhas tentadoras do Líder
» A responsabilidade por tarefas excessivas;
» Valorizar mais técnica que gestão e liderança ;
» Dificuldade para tomar decisões desagradáveis para a equipe;
» Dificuldade em reconhecer as diferenças individuais.

Liderança Transacional X Liderança Transformadora

Equilibrio entre razão e emoção

Liderar mudanças
» O que considerar urgente;
» Alinhamento entre visão e a estratégia da Organização;
» Assegurando conquistas no curto e longo prazo.
O Desafio da Liderança diante da Legislação e das tradições


Profissionalismo e Qualidade no Serviço Público

A missão das Organizações Públicas e as relações com o cidadão usuário dos Serviços Públicos.

Princípios Constitucionais da Gestão Pública - Aspectos da Funcionalidade e Efetividade.
» Impessoalidade;
» Publicidade;
» Legalidade;
» Eficiência;
» Moralidade;
» Excelência Dirigida ao Cidadão;

Princípios da Excelência na satisfação das necessidades do Cidadão usuário
» Qualidade do Atendimento.

Bases estruturais das Organizações para  garantia da qualidade do atendimento.

Bases humanas das Organizações  para garantia da qualidade do atendimento.

Atitudes e comportamentos que regem a eficácia do Serviço Público segundo a ótica dos gestores, colaboradores, equipes e cidadão usuário.

Perfil profissional dos atores do Serviço Público no mundo globalizado.


Auditor – Profissionalismo X Humanismo

Objetivo : Investir na disseminação de conceitos e práticas humanísticas que valorizem os profissionais de auditoria, entre seus pares e beneficiários, a partir de posturas educativas e corretivas.

Conteúdo Programático :
» Auditoria – prática fiscalizadora e/ou orientadora?;
» Perfil do Auditor da atualidade;
   ‣ Educador
   ‣ O Sabe-Tudo
   ‣ Compartilha saberes
   ‣ Amedronta
   ‣ Rejeitado
   ‣ Desafiante
   ‣ Digno de Confiança
» Os diversos papéis exercidos nas Organizações Públicas;
» O Perfil Profissional do Auditor e a Cultura Brasileira;
» Quebra de Cultura e de Paradigmas em nome da eficiência;
» Auditoria Informativa como base da Auditoria Preventiva;
» O Auditor e a humanização do seu trabalho;
» Brilho Profissional X Objetivos Organizacionais.

Uma Abordagem Sobre o Setor de Compliance nos Órgãos Públicos

Objetivo : Contribuir para que os Gestores Públicos aperfeiçoem os processos de gestão o entendimento de Compliance para garantir a Probidade Administrativa e fazer valer os Princípios da Administração Pública.

Conteúdo Programático :
» Atuamos com o Compliance diariamente?
» Conceitos e benefícios do Compliance.
» Estrutura do Programa, implementação e o perfil do profissional em Compliance.
» Custos do Programa.
» Continuidade e monitoramento do Compliance.
» Diferença entre o Setor de Compliance e Auditoria Interna.