06/01/2016

Pensando em trabalho

E a jornada de trabalho em 2016 começa somente dia 4 de janeiro. Aproveitar as festas e o encontro com os amigos e familiares mais distantes, para muitas pessoas, tornou-se um motivo para revigorar energias e renovar propósitos. É possível que muitas pessoas tenham lembrado  em  reverenciar o aniversariante de 25 de dezembro. Na família Leite temos um presépio com imagens e itens simplórios, mas muito significativos, por terem sido herdados da nossa bisavó materna, que os recebeu de seus ancestrais, lá em séculos passados....

Mas agora, pensando em trabalho, eis alguns detalhes que podem servir para revigorar propósitos profissionais:

- Seu trabalho parece rotina? Que tal dar uma “arrumada” na sua cabeça começando por uma boa atualização? -  Há quanto tempo não faz um curso, visita técnica a outros setores ou outras  áreas de trabalho? -  Está “por dentro” das novidades que podem incrementar o seu ramo de atuação? -  Já deu uma olhada no que está acontecendo no mundo do trabalho, pelo menos no âmbito daquilo que lhe rodeia, do que está próximo a você?

- Se você é uma daquelas pessoas que costumam dizer “ah não preciso aprender mais nada,  porque o que sei já dá pro gasto...” CUIDADO: pode ser que você já gastou o que sabia e nem percebe. Ao seu lado há colegas e pessoas ávidas  por oportunidades. Não deixe que seu futuro seja de lamentações porque você se deixou “ficar para trás”.

- Fazer a diferença, tanto no operacional quanto no relacional, pode ser uma alavanca para um novo colorido na sua produtividade e, principalmente, no seu gosto e felicidade pelo seu  trabalho.

- Se seu trabalho é realizado para garantir férias excelentes para alguém, faça o que tem que ser feito com excelência e não somente o que você pode. Dê o seu melhor, sinta-se feliz por ver seu Cliente feliz.Turismo, hospedagem, transporte, alimentação, saúde, diversão e entretenimento, comércio, serviços em geral, inclusive limpeza das ruas, fornecimento de energia, são algumas da infindável lista de atividades focadas nas pessoas em férias. Tire proveito, cobrando preços justos e com a qualidade acima do esperado. O outro fica feliz e você também.

- Mas se você está em férias APROVEITE – Descanso, passeios, novos e saudáveis alimentos, maior convivência com familiares e amigos, enviar fotos para colegas que estejam trabalhando ( com o cuidado em não provocar inveja desmedida nem ostentação), conhecer novos lugares e até descobrir incrementos para sua vida pessoal e profissional, são essenciais. Mas o retorno deve estar mesclado de saudades, energias renovadas e muita alegria. Tudo isto vale para quem atravessou o oceano, um rio, uma rua ou mesmo fez da própria casa uma colônia de férias.  Recursos financeiros escassos merecem um bom planejamento, criatividade e deixarem você distante da zona de reclamação. Parta para a ação. Se  reside em zona de praia e tem sol, curta bastante; se não há cinema, use meios domésticos para se divertir mas APROVEITE SUAS FÉRIAS.