Qualidade de vida

- Conjugação FAMÍLIA X TRABALHO


Tempo adequado dedicado à Família representa a possibilidade de excelência da produtividade no trabalho. Este fator é percebido claramente em Organizações Públicas e Privadas, atentas à qualidade de vida de seus Funcionários, de seus Colaboradores. A partir das experiências vividas durante a pandemia a prioridade para a qualidade de vida passou a ser mais que essencial.

“Entendendo do NEGÓCIO onde trabalho”


O clima organizacional torna-se mais saudável quando Gestores e Colaboradores criam a visão de longo prazo sobre o Negócio em que estão inseridos. Estratégias pessoais e organizacionais devem sempre estar alinhadas para o atingimento de objetivos e obtenção dos resultados que os Clientes requerem. Programas de treinamento e desenvolvimento, focados em fatores estratégicos compartilhados, possibilitam a retenção de Talentos, o crescimento do Negócio e influenciam partes essenciais da performance organizacional.

FLEXIBILIDADE ATITUDINAL


Mais que antes, o mundo do trabalho está a requerer que o Trabalhador transite em diversos setores da produção de bens e serviços nas Organizações. Findou o tempo do “profissional incrustado na caixinha”:

-  MEU CARGO É ESSE, MINHA FUNÇÃO É ESSA, MEU CONTRATO DE TRABALHO, OU MEU CONCURSO É PARA FAZER ISSO, EU SÓ SEI FAZER ASSIM (ou SÓ QUERO FAZER ISSO) ...

O significado de FLEXIBILIDADE é múltiplo, abrangente, mas é possível a pontuação de destaques, como:

• O preparo profissional e a responsabilidade pelos procedimentos no setor de atuação exigem investimento permanente na melhoria da qualificação. Além disso, está o entendimento quanto a desenvolver habilidades acessórias ou distintas em outras áreas, mesmo que distantes, como meio de agregar valor ao seu saber e ao seu desempenho.


• Embora seja especialista num determinado ramo o Profissional deve estar sempre pronto a colaborar na equipe sem passar para os colegas a ideia de que esteja pretendendo “ocupar o lugar de alguém”. Em equipes de alto desempenho isso é entendido como compartilhar responsabilidades, interesses, unificação da visão quanto aos objetivos organizacionais.


• Processos rotineiros podem ser reestruturados, seguindo princípios inovadores, com redução de custos, insumos, tempo. Isto também caracteriza a FLEXIBILIDADE, provocando a que trabalhos diferenciados possam emergir na Organização.


• Um outro fator muito valorizado em Organizações de vanguarda, públicas e privadas, é a flexibilização quanto ao local e horários de trabalho:
                 
 - Ambientes multiprofissionais – “minha mesa”, ......”minha cadeira”, dão lugar a estruturas diferentes constantemente, dependendo do ramo de atividade, da disponibilidade e do número de pessoas envolvidas em determinados projetos em horários coincidentes.

 

- Realizar trabalhos em casa (home office), mesmo em apenas um dia por semana, torna-se não apenas econômico como altamente proveitoso, em certas funções, para as partes envolvidas. O tempo e o stress no trânsito, o próprio trajeto de casa para o trabalho e vice-versa, a compatibilização de necessidades familiares com as demandas profissionais, são alguns dos benefícios.